Culinaria

5 Alimentos Termogênicos e Seus Benefícios

TB002
Diariamente, o ser humano realiza o processo termogênico que é quando nosso organismo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com que nosso corpo funcione. Claro que o combustível mais utilizado para obter essa energia é o tecido adiposo, a gordura.

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de lipídios. Isto ocorre, pois a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e obesidade. Então, o consumo de comidas e bebidas que possuam boas quantidades destas substâncias com ação termogênica tornou-se popular.

Assim, ao consumir algum produto que tenha esta característica, a perda de peso pode ser alcançada, caso seja este o seu objetivo principal. Mas observe que sozinhos eles não têm poderes mágicos! Se não forem associados a atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada, não têm efeito no seu organismo. Segue alguns dos principais alimentos termogênicos.

  • Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Ele pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes, sucos e chás, quando misturado com outras ervas.
  • Pimenta Caiena: é bem conhecido em ajuda na ação digestiva. Ela estimula o sistema digestivo , aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos (e as toxinas). pimenta de Caiena também é útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.
  • Vinagre de Maçã: Possui ação digestiva, contribuindo para a diminuição da gordura corporal. Auxilia na redução de peso e celulites e regula o armazenamento de açúcares.
  • Canela: Aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral. Polvilhada por cima de frutas, contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa. Outra alternativa  é em bebidas quentes como leite, café ou chás.
  • Cardamomo é um alimento saudável quando se trata de digestão. Isso ajuda a melhorar a produção de saliva, que ajuda na desintegração adequada de partículas de alimento.  É rica em fibra dietética, que ajuda a restringir o início da constipação. Além disso, As Fibras alimentar ajuda no movimento intestinal regular e, portanto, limpa o intestino. Ele contém vários óleos voláteis que podem ajudar a prevenir gases e inchaço. Cineol é um tipo de óleo presente no cardamomo que podem curar úlceras estomacais. Ela também tem propriedades anti-bacterianas e pode atuar contra o Helicobacter Pylori, que são a principal razão para úlceras estomacais.
anterior
proxima

You Might Also Like

0 Comentários

Responda