Culinaria

Alimentação na Holanda

AH

A mudança para um outro país impacta toda a sua vida. Quando você desembarca já sente logo aquele shock cultural. Outro clima (bem mais frio no meu caso) outro idioma, casa nova, novos amigos e muita, mas muita variedade de comida e você “precisa” experimentar todas elas. Junta tudo isso, com a ansiedade na adaptação, a saudade da família, solidão etc…Booom! A balança acusa logo o estrago. Em pouco tempo suas roupas estão apertadas, as calças já não entram, o desespero toma conta, quando me dei conta já havia ganho quase 20 quilos!!! O melhor a fazer é correr atrás do prejuízo e mudar seus hábitos antes que seja tarde demais.

Os hábitos alimentares na Holanda não são lá dos melhores, o café da manhã consiste em pão com manteiga de amendoim e/ou geléia de frutas e granulados por cima, sim os granulados que colocamos em brigadeiros. Eles não almoçam, a única refeição quente é o jantar, que acontece por volta das 18:00. A cozinha holandesa é baseada em batatas (frita,cozida,amassada) e embutidos e come-se muito pães e queijos.  Como Amsterdam é muito cosmopolita é fácil encontrar comida de todas as partes do mundo, então quando não se quer comer batatas e só ligar e pedir, comida tailandesa, indiana, viatnamita, japonesa e por aí vai.

Temos mercados muito bons por aqui e depois do estrago feito e a lição devidamente aprendida comecei a ir ao mercado e comprar vegetais e frutas frescas e agora tenho uma alimentação mais saudável. Eliminei boa parte dos quilos extras, más  ainda tem trabalho a ser feito. É difícil encontrar coisinhas diet por aqui, acabo mandando vir do Brasil produtos que as vezes bate aquela vontade de comer.

083

Preparando uma sopa de tomates.

130

Suco de abacaxi com hortelã.

138

Frutas de legumes fresquinhos.

142

Peito de frango com couve-flor e tomates

196

Salmão grelhado com brócolis.

Deixo vocês com algumas fotos de algumas comidas típicas holandesas, umas não muito atraentes e outras que são minha perdição, como a torta de maçã com chantilly e o stroopwafels (bolacha recheada de caramelo).

AH001

Bitterballen – Salgadinho frito com recheio de carne moida e queijo.

AH002

Típico café da manhã, pães, granulado e café com leite.

AH003

Torta de maçã.

AH004

Stamppot – Batatas amassadas com couve e salsicha.

AH005

Herring – Peixe cru com cebolas e picles.

AH006

Stroopwafel – Bolachinha recheada com caramelo.

anterior
proxima

You Might Also Like

0 Comentários

Responda