Culinaria

Receita de Granola Caseira


Hoje temos mais um capítulo do: Vida mais saudável com o Quero ser Amélia. Um dos maiores desafios para quem faz dieta é a quantidade de açúcar adicionado nos alimentos que compramos. Depois que comecei a pesquisar mais sobre alimentação saudável, dieta, etc; fiquei viciada em ler os rótulos dos alimentos antes de comprar.  Você ficará surpreso em descobrir que vários dos componentes daquele “inocente” alimento, as muitas formas de conservantes, reguladores e corantes nada mais são, no fim das contas, “AÇÚCAR”! Os alimentos industrializados são vilões de quem está fora de peso e provavelmente contribuíram bastante para chegarmos lá.

Um dos alimentos mais comuns nas mesas de café da manhã de todo o mundo é o cereal, quase todas as pessoas começam o dia com uma tigela de leite e seu cereal favorito. Na grande maioria das vezes esses alimentos que, acreditamos nos dar energia e nutrição, estão carregados de açúcar. Principalmente os que foram feitos para o público infantil. As prateleiras nos supermercados estão lotadas de caixas com diferentes produtos e marcas, coloridos e atrativos. Fujam! É uma cilada.

Eu era completamente viciada em cereais, escolhia sempre os mais doces, com sabor de mel ou pedaços de chocolates, e como sou daquelas pessoas que não sabe o significado de: “moderadamente”, “só um pouquinho”, etc,  acabava comendo várias tigelas durante o dia.  O resultado vocês já sabem…

Mas, caros leitores, nunca é tarde para mudar e hoje vou compartilhar com vocês essa receita maravilhosa de Granola Caseira. O melhor desta receita é que você pode fazer as escolhas que mais lhe agradam, algumas pessoas não gostam de aveia, ou flocos de milho, ou passas por exemplo, mas você pode fazer com o sabor que quiser. Depois de pesquisar muito e fazer alguns testes, cheguei no meu “produto final” e estou super orgulhosa de quão gostoso ficou. Aí vai:

Vou partilhar primeiro a base de qualquer granola e depois como fiz a minha. Vocês podem, claro, fazer ao seu gosto ou seguir minha receita, fiquem à vontade.

Receita Básica:

1. Escolha o cereal (flocos de milho, aveia, centeio, etc).
2. Escolha as nozes (castanhas, nozes, amêndoas, pistaches etc).
3. Escolha as frutas secas (pêssegos, cerejas, cramberries, passas, flocos de côco etc).
4. Escolha o adoçante (açúcar mascavo, algave, mel, sirop de maple).
5. Escolha o óleo (girassol, azeite, óleo de côco).
6. Escolha as sementes (girassol, gergilim, abóbora, linhaça etc).
7. Escolha os temperos (sal, canela, cardamomo etc).

Granola Quero se Amélia:

Receita:

– 3 xícaras de aveia (usei sem glúten).
– 1 ½ xícara de mix de nozes (pecan, macadâmia, amêndoa e castanhas do Pará).
– ¼ xícara de óleo de côco.
– ½ xícara de mel.
– Sementes a gosto (gergilim branco e preto, chia e linhaça).
– Frutas secas a gosto (cramberries, goji berries e lascas de côco).
– Temperos a gosto (sal, canela, cardamomo e essência de baunilha).

Modo de Preparo:

Coloque a aveia em um recipiente. Pique as nozes em pedaços e junte-as à aveia. Acrescente as sementes e misture bem. Acrescente depois os temperos, o óleo de côco, e o mel, mexer até ficar homogêneo. Toda a mistura deve ficar levemente úmida.

Coloque toda a mistura em um tabuleiro grande, forrado com papel manteiga, e leve ao forno em temperatura média (180° Celsius). Em poucos minutos sua cozinha vai ser invadida com o cheiro mais gostoso do mundo. Depois de 15 minutos retire o tabuleiro do forno, mexa bem para a granola dourar por completo. Volte o tabuleiro para o forno e fique de olho, porque em mais ou menos 10 minutos a granola vai estar pronta. Retire do forno quando estiver tudo douradinho.
Espere esfriar e misture as frutas secas.

PS: Lembre-se de não levar as frutas secas ao forno, ou elas ficaram muito duras, acrescente somente depois que a granola estiver fria.
Para quem está de dieta, preste bem atenção no que colocar, quanto mais mel e frutas secas acrescentar mais calórica a sua granola vai ficar (até rimou!).

Quem fizer volta aqui para me contar o resultado. Ok?

anterior
proxima

You Might Also Like

0 Comentários

Responda