Sustentabilidade Viagem

Turismo e Responsabilidade Ecológica


O assunto de hoje é sério! Meu trabalho fica na parte Norte de Amsterdam, portanto todos os dias uso a balsa para atravessar o rio que separa os dois lados da cidade. Enquanto esperava fiquei impressionada com o volume de plásticos e lixo em geral que boiava na água. Fiquei super triste ao pensar que uma cidade como Amsterdam, na Europa, civilizada, preparada para o turismo, com latas de lixo por toda a parte estava assim, imagina cidades que infelizmente não tem estrutura para receber milhares de turistas!

Nesse mesmo dia lí uma matéria sobre Maya Bay, uma praia na Tailândia que ficará fechada por 4 meses agora em 2018.  Maya Bay, que fica na ilha Ko Phi Phi, ficou muito famosa depois que serviu de cenário para o filme A Praia, estrelado pelo ator Leonardo de Caprio.

Esta medida vai ser implementada de Junho a Setembro, de forma a permitir a recuperação dos recifes de corais, danificados devido ao excesso de visitantes. Calcula se que Maya Bay receba 5 mil turistas por dia!

Segundo as instituições de turismo, cerca de 80% dos recifes da Tailândia foram destruídos, tendo como principais causas a construção de hotéis à beira-mar, as âncoras de barcos e os resíduos de plástico deitados ao mar. O turismo é parte importante no PIB da Tailândia, e por isso a decisão de fechar a praia foi adiada por várias vezes.

Passei o dia pensando na nossa responsabilidade ecológica como turistas. É de extrema importância que as pessoas se conscientizem do seu papel no Planeta de forma geral e mais ainda quando viajamos. Aquela praia maravilhosa que sonhamos conhecer ou aquela cidadezinha no meio das montanhas onde podemos encher os pulmões de ar puro não foram feitas para receber turismo em massa. Golfinhos, Baleias, Camelos, Macacos, etc, não foram feitos e não merecem ficar em aquários ou jaulas minúsculas só porque pessoas querem fazer aquela selfie. Nós sem querer, acabamos afetando a flora e fauna dos lugares onde vamos. Tenha isso em mente!

Não estou dizendo que devemos parar de viajar, mas podemos e devemos fazer nossa parte. Não custa nada levar uma sacolinha extra, para juntar o nosso lixo, caso não haja nenhum por perto. Vamos ensinar nossas crianças a não jogar o pacote de biscoito ou a caixa do Todynho por aí. Se for possível, recolha também o lixo que outra pessoa, não tão evoluída como você deixou para trás. Evite ”financiar” lugares que exploram animais. Há muitas maneiras de colaborar para que todos vivam em harmonia.

Eu, uma apaixonada por viagens me senti na obrigação de escrever este post pois acho que devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para que a informação e conscientização possa atingir o maior número de pessoas possível. Mesmo que você não goste ou não tenha oportunidade de viajar tanto assim pode ajudar, partilhando este post com seus amigos. Vamos cuidar desse nosso planeta maravilhoso para que ele possa ficar por aqui por muito mais tempo.

anterior
proxima

You Might Also Like

0 Comentários

Responda

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.